quarta-feira, 26 de junho de 2013

Bases filosóficas da Educação Ambiental

Olá, Pessoal!

Apresentamos o endereço eletrônico http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao4.pdf que traz as bases filosóficas para a Educação Ambiental, dentre os artigos destacamos o do Paulo Freire, que foi por nós estudados no nosso encontro de Formação de Ciências e Geografia no mês de junho de 2013.

Um abraço!

Novas datas para IV Conferência InfantoJuvenil pelo meio ambiente - 2013

Olá, Pessoal!

Temos boas notícias sobre a IV Conferência InfantoJuvenil pelo meio ambiente, os prazos para realização da etapa da Conferência Escolar e do cadastramento das escolas foram prorrogados, conforme especificações a seguir:
-etapa da Conferência Escolar: até o dia 31 de agosto de 2013;
-cadastramento das escolas: até o dia 6 de setembro de 2013 no site http://conferenciainfanto.mec.gov.br/

Um abraço!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Lixo extraordinário - 2014

Olá pessoal!

Tem um documentário muito legal sobre o tema lixo e que pode ser trabalhado com os alunos. O documentário chama-se Lixo extraordinário, que tem por sinopse: 
Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano. 


Para obter mais informações acesse: http://www.lixoextraordinario.net/ 

Um abraço!

Feira Ambiental Comunidade Sustentável - 2013

Olá, pessoal!

De 26 a 29 de junho de 2013, das 14h às 22h, ocorrerá no Armazém cultural a Feira Ambiental Comunidade Sustentável.

Qualquer dúvida entre em contato com 3314-3290 e 3314-3294 ou pelo site: www.feiraambiental.com

http://www.primeiranoticia.ufms.br/noticias/feira-ambiental-levou-ao-publico-projetos-sustentaveis/75/

Um abraço!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Cinismo da reciclagem

Olá, pessoal!

Vamos pensar um pouco sobre a reciclagem do lixo por meio das ideias de Layrargues (2002) acessando o link: http://www.moodle.ufba.br/file.php/11646/O_cinismo_da_reciclagem.pdf.

Uma boa reflexão e um abraço!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Espaços Educadores Sustentáveis

Olá, pessoal!

Para contribuir na discussão sobre a criação de Espaços Educadores Sustentáveis, tema principal para a realização da IV Conferências InfatoJuvenil pelo Meio Ambiente, sugerimos o endereço eletrônico: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/194055espacoseducadoressustentaveis.pdf que trará conceitos relacionados ao tema, bem como as necessárias modificações na gestão escolar e nas edificações das unidades escolares.

Um abraço!

Dinâmica de Educação Ambiental: A Teia da Vida

Dinâmica de Educação Ambiental: A Teia da Vida

Objetivo: Trabalhar conceitos básicos de ecologia e demonstrar a interdependência entre os diversos elementos dos ecossistemas.

Materiais necessários: 
-Tarjetas em número suficiente para todos os participantes
-Giz de cera ou hidrocor
-01 rolo grande de barbante

Público alvo: entre 10 e 30 pessoas, a partir de 10 anos de idade

Método

- Escrever em cada tarjeta elementos do ecossistema, como ar, água, solo, planta, animal, homem, árvore, rio, sapo, etc.;
- Pedir que os participantes formem um círculo, de pé, e distribuir as tarjetas entre eles;
- Contar uma história que inclua todos os elementos das tarjetas, passando o rolo de barbates para cada pessoa quando seu elemento é mencionado. Ex: "Era uma vez um VALE onde nasceu uma ÁRVORE muito alta. Logo, alguns PÁSSAROS fizeram um NINHO nesta árvore que, por sua vez, alimentaram-se do DETRITO das folhas que caiam daquela ÁRVORE. Quando a ÁGUA da CHUVA caia, aquele SOLO ajudava a filtrá-la para que chegasse limpa ao LENÇOL FREÁTICO. As RAÍZES da mesma ÁRVORE ajudavam a segurar o SOLO e evitar que ele deslizasse para o LAGO próximo, onde haviam PEIXES que também se alimentavam daquelas FOLHAS. Os PESCADORES da COMUNIDADE vizinha pescavam aqueles PEIXES para se alimentar. Quando iam pescar, eram picados por vários INSETOS, entre os quais alguns eram apreciados pelos SAPOS do local, cujos GIRINOS serviam de alimento para alguns dos PEIXES maiores. Um dia, porém, uma madeireira resolveu tirar aquela e outras ÁRVORES dali..." (sair puxando a árvore e todos juntos).


- Lembrar sempre, ao final, de retirar um dos elementos por meio de algum impacto ambiental e vir puxando todos juntos.


- Outro método é deixar que os participantes passem o rolo de barbante de um para o outro explicando o porquê.


- No caso de crianças pode se fazer uma atividade prévia onde cada uma cria uma máscara de acordo com o elemento da teia que irá representar.

Disponível em: http://paraummundobemmelhor.blogspot.com.br/2009/09/dinamica-de-educacao-ambiental-teia-da.html

sexta-feira, 14 de junho de 2013

IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente - 2013

Olá, pessoal!

Teremos a IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que terá como foco de discussão o Espaço Educador Sustentável.

As datas de realização serão as seguintes:

- Realização da Conferência na escola será até o dia 01 de julho de 2013.
- Cadastramento das escolas será realizado até dia 29 de julho de 2013
- Conferência Regional/Estadual será realizada na 2ª semana de setembro de 2013
- Conferência Nacional será no período de 25 a 29 de novembro de 2013

Importante ressaltar, que as datas apresentadas nos documentos do Mec diferem das que nós apresentamos, pois cada estado tem a liberdade de adaptar suas datas para as conferências na escola e no estado, somete a data da Conferência Nacional é que aparece igual nos documentos que vocês irão acessar.

Para maiores informações, acesse o endereço eletrônico: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/
Nele você terá acesso as webconferências que foram realizadas, bem como os materiais para subsidiar o processo de Conferência na escola. Acesse a biblioteca disponível no site, e assim você terá todo material  para promover a discussão na escola.

Um abraço!